Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 26 de Fevereiro de 2020 às 14h48

TREINAMENTO INTERVALADO NA INCLINAÇÃO DO VO2max

  • Vidas Corridas -

O treinamento em terreno com aclive,

é largamente utilizado por corredores para melhorar índices fisiológicos e mecânicos da corrida.


Já o treinamento intervalado na inclinação do VO2max, tem sem mostrado uma importante ferramenta no treinamento de corredores de provas longas.


Um protocolo para se determinar a inclinação do VO2max consiste de dois testes incrementais, o primeiro, a fim de determinar a Velocidade do VO2max (vVO2max), e, o segundo, para determinar a inclinação do VO2max (iVO2max), utilizando 50% da velocidade encontrada no incremental de velocidade, ampliando a inclinação em 2% a cada três minutos até a exaustão.


Desta maneira, quando o sujeito entra em exaustão no incremental de inclinação, ele atinge o mesmo número de estágios do incremental de velocidade e um consumo de oxigênio máximo (igual ou muito próximo ao incremental de velocidade).


Encontrada a inclinação do VO2max o treinamento intervalado consiste de dez estímulos de um minuto com um minuto de recuperação passiva.


Dentre os benefícios deste tipo de treinamento podemos citar o baixo impacto (baixa velocidade) em um trabalho de alta intensidade, podendo ser utilizado em começo de temporada, por atletas que estejam voltando de alguma lesão e atletas iniciantes.


Deve ser feito preferencialmente em esteira, pois, torna-se mais eficaz, pelo controle velocidade/inclinação e por excluir a necessidade de realizar uma descida após a subida.

  • Vidas Corridas -

Alexandre Tremel

  • Bacharel em Educação Física - UFSC
  • Especialização fisiologia do exercício
  • Capitão de equipe Campeonato Mundial Ultraman Hawaii - vice-campeão
  • Capitão de equipe Ultraman Florida
  • Campeonato Mundial Ultraman Hawaii
  • Ultraman Canadá
  • Ultramaratonista
Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Preferência de Contato
Mensagem
Resolva :

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: O que lesiona mais: volume ou intensidade de treino?24/11/20 Uma das maiores causas de aparecimento de lesões nos corredores tem a ver com o acréscimo de carga na planilha de treino sem as devidas adaptações. Vou dar um exemplo: um corredor que estava habituado a correr 15km/semana divididos em 3 treinos de 5km, subitamente aumenta seu volume semanal para 60km/semana porque se inscreveu em uma maratona. Ou ainda aquela corredora que quer baixar seu......
PAPO DE PROFISSA: Como controlar os pensamentos durante a corrida?01/06 Fala ai corredores! Você já se percebeu alguma vez durante a corrida com os pensamentos completamente aleatórios, descompassados e em desarmonia com a sua movimentação corporal? Veja bem, no momento da corrida, sua mente......
CORRIDA E DESCANSO: Como o descanso é fundamental - Parte I29/10/19DORMIR É FUNDAMENTAL!      A corrida e descanso são dois pontos fundamentais para um melhor desempenho num treinamento de corrida. Poucos corredores dão atenção devida para essa combinação. Além disso, a......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -