Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 02 de Março às 16h35

Série - ALÉM DA CORRIDA! Parte 4 Depois da Linha de Chegada.

  • Vidas Corridas -

Olá Corredores,

Você treinou forte e consistentemente nos últimos meses e completou sua prova alvo?

Parabéns!;)
Agora é hora de comemorar e de se recuperar. 


Após cruzarmos a linha de chegada, com o sentimento de propósito cumprido, além de celebrar, é claro, o ideal é se hidratar, se alimentar, e tomar medidas para reduzir a dor muscular, tais como: uma massagem relaxante e liberação miofascial, gelo, caminhada, alongamento leve e uma boa soneca.


Independente de sermos corredores profissionais ou amadores, se passamos por um período de preparação, trabalhamos arduamente para condicionar nosso corpo e mente para sustentar o ritmo mais forte possível por uma determinada distância e participamos de competições nas quais testamos nosso condicionamento físico, nossa determinação, motivação, e força de vontade, chegamos no final da temporada com alto nível de fadiga fisiológica e psicológica. 

A fase de transição, a última do nosso ciclo, é o período entre uma temporada e outra. Ela é de fundamental importância para nos restabelecermos física e mentalmente, e geralmente dura uma ou duas semanas, dependendo da intensidade e distância da prova alvo.

Eu tiro 1 dia de descanso para cada 5km de prova. E depois? Bem, se meu período de transição for de 2 semanas, faço caminhadas, pratico Yoga, e caso eu saia para correr, serão corridas curtas e regenerativas (com certeza sem meu relógio). O ideal é esquecermos que o tal do PACE existe.

Pensando na recuperação psicológica, regeneração biológica e em manter nosso nível de preparação física geral o ideal é que façamos treinos de baixo volume e intensidade. Portanto, os métodos de treino mais utilizados são os contínuos curtos e médios, e sessões de manutenção de flexibilidade e mobilidade.

Faça exercícios diferentes. Mude o ambiente de seus treinos. Aproveite para fazer exercícios de flexibilidade e alongamento. Pratique seu hobby. Analise sua temporada e liste suas dificuldades. E, caso esteja pronto para um novo foco, pense na próxima aventura.


Happy running!
Vida Corridas!
Viva para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Sobre a autora...


Silvana Meira é treinadora de corrida, graduada em Educação Física pela UFPR e em Psicologia pela University of California, Berkeley. Certificada Life Coaching, Personal Training e Treinamento Funcional para corredores. Foi atleta de atletismo (Heptatlo) e há 15 anos participa de corridas de rua e trilha em diversos países. Atualmente, prepara-se para sua segunda Comrades Marathon, na África do Sul.

Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Preferência de Contato
Mensagem
Resolva :

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Cada indivíduo tem uma constituição fisiológica única27/04Cabe ao treinador esportivo individualizar ao máximo o treinamento de seus atletas O treinamento esportivo é regido por princípios que objetivam promover de forma segura a melhora da performance dos atletas. Hoje vamos abordar o princípio da individualidade biológica. Este princípio preleciona que cada indivíduo tem uma constituição fisiológica e psíquica única. Em decorrência disso, cada indivíduo......
PAPO DE PROFISSA: Por que o Pilates é essencial para os corredores?08/06Você conhece a importância do Pilates na vida do Corredor? Cada corredor tem uma maneira única de correr, de movimentar os braços, apoiar os pés no chão, girar o tronco e de respirar. Tudo isso tem a ver com a individualidade biológica. Mas existe uma forma correta de correr? Quais......

Voltar para Blog