FALE CONOSCO 049 98402 6626
Postado em 24 de Fevereiro às 09h10

Série - ALÉM DA CORRIDA! Parte 3 Fase Competitiva!

Corrida (14)
  • Vidas Corridas -

Olá Corredores, 

Chegou a hora da colheita! 


As fases mais intensas (base e período pré-competitivo) já passaram e trabalhamos duro. Chegamos na fase competitiva, na qual objetivamos alcançar o pico do nosso condicionamento físico no dia da prova alvo. Mas para que isso ocorra precisamos estar descansados.  

O ponto principal desta fase é a correta implementação do polimento ou taper. O taper é altamente individualizado, e geralmente caracteriza-se pela diminuição de volume a manutenção da intensidade. Na maratona, por exemplo, alguns se beneficiarão de treinos intensos e longos até 5-7 dias antes da prova. Outros precisarão de 3 semanas de gradativa diminuição de volume e/ou intensidade. É importante prestar atenção especial a como você se sente nos dias que antecedem uma prova. Este conhecimento irá ajudá-lo a ajustar seu taper para corridas futuras.

Eu recomendo de 1-4 semanas para esta fase, dependendo da distância da prova alvo e do tempo necessário para o taper. Por exemplo, se sua prova alvo for os 5km, você poderia colocar 3 provas neste período, nas semanas 1, 3 e 4, sendo é claro sua prova alvo a última. Caso você esteja treinando para 10km, poderia fazer duas provas de 5km como “provas treino” nas semanas 1 e 2 e os 10km na terceira ou quarta semana. Já para uma meia maratona programada para a semana 4, poderia agendar uma prova de 10km na semana 1.

Os métodos de treino mais utilizados são os mesmos da fase anterior, com o ajuste de volume necessário: intervalados curtos e longos, contínuos médios/longos e ritmados, rampas (caso a prova seja em terreno com altimetria significativa), e sessões de manutenção de fortalecimento, flexibilidade e mobilidade.

Corremos com o corpo e com a mente. Por isso, confiança no trabalho realizado é de suma importância nesta fase. Se a periodização for realizada efetivamente, você terá um desempenho melhor no dia da prova do que em qualquer outro momento do período de treino. E lembre-se que aqui menos é mais. Na semana da prova alvo suas pernas precisam estar tão descansadas que deveriam estar “pedindo para correr”.

Happy running!

Vidas Corridas! 
Viva para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Sobre a autora...


Silvana Meira é treinadora de corrida, graduada em Educação Física pela UFPR e em Psicologia pela University of California, Berkeley. Certificada Life Coaching, Personal Training e Treinamento Funcional para corredores. Foi atleta de atletismo (Heptatlo) e há 15 anos participa de corridas de rua e trilha em diversos países. Atualmente, prepara-se para sua segunda Comrades Marathon, na África do Sul.

Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Preferência de Contato
Mensagem
Resolva :

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

CORRIDA E DESCANSO: Como o descanso é fundamental - Parte I29/10/19DORMIR É FUNDAMENTAL!      A corrida e descanso são dois pontos fundamentais para um melhor desempenho num treinamento de corrida. Poucos corredores dão atenção devida para essa combinação. Além disso, a questão psicológica e emocional são outros fatores pouco considerados para melhorar seu treinamento de corrida.       Muitas vezes......
SAIBA QUAL É O TÊNIS CERTO PARA VOCÊ!16/01BORA COMEÇAR COM TUDO 2020? ENTÃO SE LIGA! Está pensando em praticar alguma atividade física neste ano ou dar andamento aos seus treinos? Seja Caminhando ou Correndo, você precisará equipamento! Então, é por isso que vamos lhe ajudar e orientar na escolha de um......
CUSTO-BENEFÍCIO + PERFORMANCE: Chaser 2 da 361º é eleito o melhor!18/01/19 Modelo conta com tecnologia de responsividade e dispersão de impacto QU!KFOAM e QDP System para melhor performance e conforto! Uma evolução do modelo Chaser , o 361° Chaser 2 foi considerado o melhor custo-benefício da......

Voltar para Blog