FALE CONOSCO 049 99804 4550
Postado em 22 de Janeiro às 18h04

Série - ALÉM DA CORRIDA!

Corrida (9)
  • Vidas Corridas -

PARTE 1 - VOCÊ PERIODIZA SUA TEMPORADA?

A periodização é a divisão das cargas de treino durante a temporada de forma a promover o alcance de nosso nível máximo de condicionamento atlético na prova alvo. É o roteiro para chegarmos ao nosso destino, ou seja, é o quê, quando e como fazer.

Periodizar permite que o treinador e o atleta sejam mais objetivos.
Ajuda a evitar reações exageradas a situações de mudança de plano durante a temporada e reduz a possibilidade de overtraining.

Então, como podemos planejar nossa temporada?

1. Escolhemos a prova alvo;
2. Determinarmos quantas semanas teremos para nos preparar;
3. Dividimos o período total em períodos menores (periodizamos);
4. Estabelecemos os objetivos: principal e secundário e determinamos a progressão das cargas (volume e intensidade) de cada período;
5. Determinamos os métodos de treinamento para atingir tais objetivos;
6. Preparamos as sessões de treino;
7. Agendamos corridas treino e/ou teste.

Existem vários modelos de periodização. Darei um exemplo de como dividir uma temporada em 4 períodos:

a) Base (4-12 semanas);
b) Específico ou pré-competição (4-8 semanas);
c) Competição (1-4 semanas);
d) Transição (1-2 semanas).

A decisão de quanto tempo será necessário em cada período depende do tempo disponível, da distância da prova e do nível de condicionamento atual.

Hoje quero falar um pouco com vocês sobre o período de base. Durante o treino de base, o objetivo principal é o desenvolvimento da nossa capacidade aeróbica visando promover mudanças corporais estruturais, por exemplo, o aumento da capilarização e do número das mitocôndrias.

Um objetivo secundário poderá ser o desenvolvimento/manutenção da nossa força geral, flexibilidade e mobilidade.
Os métodos mais utilizados durante este período são os contínuos médios/longos, fartleks (contínuo com alternâncias de ritmo), rampas e circuitos.

No próximo post, vamos abordar as características básicas do próximo período de treino. Até lá! :P

  • Vidas Corridas -

Sobre a autora...

Silvana Meira é treinadora de corrida, graduada em Educação Física pela UFPR e em Psicologia pela University of California, Berkeley. Certificada Life Coaching, Personal Training e Treinamento Funcional para corredores. Foi atleta de atletismo (Heptatlo) e há 15 anos participa de corridas de rua e trilha em diversos países. Atualmente, prepara-se para sua segunda Comrades Marathon, na África do Sul.

Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Preferência de Contato
Mensagem
Resolva :

Veja também

SAIBA QUAL É O TÊNIS CERTO PARA VOCÊ!16/01BORA COMEÇAR COM TUDO 2020? ENTÃO SE LIGA! Está pensando em praticar alguma atividade física neste ano ou dar andamento aos seus treinos? Seja Caminhando ou Correndo, você precisará equipamento! Então, é por isso que vamos lhe ajudar e orientar na escolha de um Tênis certo para você! Primeiro, é importante saber que, ao iniciar uma atividade de caminhada ou corrida, as pessoas geralmente......
Atleta Elisa Lamego retorna os treinos!18/07/19Elisa Lamego retoma os treinos após ficar um mês com Chikungunya. Elisa Lamego do Rio de Janeiro, integrante da seleção skyrunningbrasil de 2018 e 2019 é atleta de montanha apoiada pela Vidas Corridas e Salomon Brasil. Elisa mantém uma rotina de treinos e alimentação inusitados:......
CUSTO-BENEFÍCIO + PERFORMANCE: Chaser 2 da 361º é eleito o melhor!18/01/19 Modelo conta com tecnologia de responsividade e dispersão de impacto QU!KFOAM e QDP System para melhor performance e conforto! Uma evolução do modelo Chaser , o 361° Chaser 2 foi considerado o melhor custo-benefício da......

Voltar para Blog