Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 04 de Setembro às 17h29

PAPO DE PROFISSA: Torne sua corrida mais eficiente seguindo essa dica!

Corrida (27)
  • Vidas Corridas -

Educativos de Corrida - Aprendizagem e Performance motora

Boa parte de nosso dia é gasta desempenhando atividades que exigem um controle motor, desde levantar-se da cama, segurar um copo, caminhar, correr, saltar, arremessar. Estes são gestos motores que vamos aprendendo no decorrer da vida, muitos assumem que esses gestos são naturais, mas mesmo sendo naturais eles são aprendidos pelo nosso cérebro através de estímulos a que somos expostos, e podem sempre ser aprimorados através de atividades que nos estimulem a tornar o gesto mais eficiente.


Para os corredores não seria diferente, se querem tornar sua corrida mais eficiente é importante aprimorar o movimento, pois esse é um dos fatores da performance (economia de corrida). E como podemos fazer isso?


Através dos educativos de corrida, normalmente executados antes de uma sessão de treinamento, eles vão tornando a técnica de corrida, o gestual motor de correr mais eficiente, fazendo com que o sujeito com um mesmo VO2, um mesmo limiar, consiga ser mais eficaz correndo mais rápido, com o mesmo gasto energético.


Existem inúmeros educativos de corrida que seu treinador pode lhe ensinar, e educativos devem ter um grau de dificuldade, pois enquanto está difícil, seus sistemas ainda não automatizaram este gestual, quando ficar fácil é hora de colocar mais um grau de dificuldade.


E aí, bora confundir um pouco o cérebro e aprimorar o gestual motor?

  • Vidas Corridas -

Alexandre Tremel

  • Bacharel em Educação Física - UFSC
  • Especialização fisiologia do exercício
  • Capitão de equipe Campeonato Mundial Ultraman Hawaii - vice-campeão
  • Capitão de equipe Ultraman Florida
  • Campeonato Mundial Ultraman Hawaii
  • Ultraman Canadá
  • Ultramaratonista

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

Série - ALÉM DA CORRIDA! Parte 217/02 Período Específico ou Pré-Competição (4-8 semanas) Olá, Corredores! Após o período de base, no qual desenvolvemos nossa capacidade aeróbica e força geral, passamos para a fase de pré-competição. Como o próprio nome diz, este período foca na gradativa adaptação às demandas......
AVALIAÇÃO CLÍNICA PRÉ PARTICIPATIVA11/03Fala Corredor! Se liga no texto e pega a DICA! A palavra “lesão” na vida do corredor é algo muito temido e infelizmente muito frequente. Não existe atleta que em toda sua carreira, não tenha passado por inúmeras delas. Por outro lado, a maioria das......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -