Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 12 de Agosto às 10h47

PAPO DE PROFISSA: Tipos de treinamento de corrida

  • Vidas Corridas -

Fala aí corredor! Você que corre há algum tempo e participa de provas de corrida de rua, já deve ter encontrado em sua planilha de treinamento vários tipos de treinos e possivelmente já esteja mais familiarizado com eles. Agora, se você é corredor iniciante e está se “acostumando” com essa nomenclatura, nosso Papo de Profissa de hoje vai lhe auxiliar e muito a entender a importância de cada tipo de treinamento de corrida e o motivo de tantas variações de estímulos.

Os tipos de treinamento de corrida mais importantes e mais frequentemente utilizados pelos
treinadores, são basicamente os seguintes:

1) Rodagem/Estabilidade/Contínuo: é o treino com uma distância pré-determinada, em ritmo leve ou moderado, buscando manter o ritmo durante todo o treinamento. Esse pode ser o treino de maior distância da semana, sendo assim considerado como o treino longo ou longão, conforme alguns autores se referem.

2) Fartlek: nesse tipo de treinamento utiliza-se a variação de estímulos, também conhecido como jogo de velocidade, no Fartlek a prioridade é a oscilação de corrida mais leve e mais intensa. As variações de velocidade também auxiliam a melhorar a percepção da técnica da corrida e da postura.

3) Intervalado: é um dos treinos mais populares entre corredores. Com objetivo de trabalhar o ganho de velocidade, com corridas em ritmos bem intensos, buscando melhorar a capacidade de recuperação do corredor, com variação de estímulos intercalando pausas (intervalos ativos). Geralmente são treinos mais curtos, devido ao grau de esforço, podendo ser prescrito por quilometragem ou por tempo.

4) Progressivo/Regressivo: aqui o objetivo é aumentar a velocidade ao longo do treino. Importante aqui, é “diluir” a velocidade ao longo do treino, não se recomenda iniciar muito forte (intenso) e não conseguir aumentar a velocidade no restante do treino.

5) Tempo Run/Ritmo: nesse treino, o corredor deve manter-se o maior tempo possível, na sua capacidade máxima. É um dos treinos mais interessantes para o corredor que busca melhorar o seu tempo em provas específicas. As distâncias de 3km a 15km são as mais recomendadas para esse tipo de treino.

6) Subida/Rampa: são treinos de tiro em subida, com variação de distância. Muito temido pelos corredores por sua exigência alta de membros inferiores. Importante cumprir esse tipo de treino, porque certamente em alguma corrida de rua, você vai se deparar com uma subida.

7) Regenerativo: esse é o treino mais negligenciado pela maior parte dos corredores, pela equivocada ideia de que esse treino não ajuda na evolução do corredor. Ele tem uma função específica de recuperar o organismo de forma mais eficiente, evitando o desgaste físico, causado por provas ou pelo próprio ciclo de treinamento. É um treino mais leve, que mantém o corredor ativo (70% a 75% da frequência cardíaca máxima), colaborando para a recuperação física, necessária após tanto esforço muscular.

Então corredores, cumpram as suas planilhas, respeitem seus limites e sucesso nos seus
desafios. Bons treinos e até mais.
Vidas Corridas! Viver para correr!

  • Vidas Corridas -

Simone Herdina

  • Graduação Educação Física - Instituto Porto Alegre;
  • Especialista em Medicina Desportiva - UFRGS;
  • Especialista em Exercícios Físicos para Grupos Especiais - Faculdade Estácio de Sá;
  • Prof Msa Atividade Física Relacionada à Saúde - UFSC;
  • Performance Coach - Athletic Lab Mentorship;
  • Personal Trainer;
  • CREF 040/G-SC.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

Corrida e Inclusão19/06 Correr pode parecer tão difícil para algumas pessoas, distâncias inalcançáveis, tempos jamais atingidos e vontade que surge do nada. Mas o que não nos damos conta, é que a corrida ela liberta. Sim, LIBERDADE. Essa liberdade que vai além de assessorias, um companheirismo que beira à loucura e uma paixão inexplicável. Tantas horas......
PAPO DE PROFISSA: Técnicas de execução para treinamentos de força!30/10/20 Há um componente fundamental para garantia de eficiência e segurança dos exercícios físicos, mas que costuma ser desprestigiado na academia: A TÉCNICA DA EXECUÇÃO. Os praticantes se preocupam mais......
PAPO DE PROFISSA: Controlando a ansiedade em tempos de Pandemia08/04/20Psicologia do esporte e o controle da ansiedade dos corredores Olá, Corredores! Espero que você e seus familiares estejam saudáveis, seguros e fazendo sua parte para "achatar a curva" de contágio da pandemia. Apesar da minha formação acadêmica em......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -