Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 28 de Setembro de 2020 às 15h50

PAPO DE PROFISSA: Saiba quanto e em qual momento tomar a solução com carboidrato durante o treino!

Corrida (28)Alimentação (7)
  • Vidas Corridas -

Como você consome carbo durante o treino? Goles frequentes ou mais espaçados?

Todo mundo já sabe que a ingestão de carboidrato durante o treino influencia num bom desempenho. A questão que venho ressaltar é o quanto tomar e em qual momento tomar a solução com carboidrato durante o treino!

Existe um padrão na concentração e na mistura das bebidas esportivas ricas em carboidrato que vão influenciar numa maior taxa de absorção intestinal e uso deste pelo músculo. Tudo isso deve levar em consideração o conforto gastrointestinal do atleta.

Pesquisadores fizeram um teste com corredores num percurso de 100 minutos. Um grupo consumiu 200ml de uma concentração de agua + carbo a cada 20 min e outro grupo consumiu 50ml da mesma solução a cada 5 min.

O grupo que consumiu maior volume de carbo a cada 20 min. teve maior oxidação do carbo, 23% a mais. Portanto, parece que ingerir volumes maiores seria melhor do que frequentemente beber pequenas quantidades.

A explicação é que um volume maior estimula o esvaziamento gástrico e disponibilize mais carboidratos para a absorção intestinal. Mesmo ingerindo maior volume da solução com carbo, não houve problemas gastrointestinais, mas isso deve ser treinado!

Isso mesmo! Você treina corrida? Então, também deveria treinar a quantidade de carbo a ser ingerida e isso vai fazer toda a diferença na sua performance!

A recomendação de carboidrato são de 30 a 60 g / h para eventos com duração de 1 a 2,5 horas e para eventos de mais de 2,5 horas até 90 g / h. Se mais de 60g / h for ingerido, é importante combinar os tipos de carbo, por exemplo: glicose + frutose.
Espero ter contribuído com essa simples informação! Mas sabemos que é no detalhe que evoluímos como corredor!

  • Vidas Corridas -

Amanda Miranda

  • Graduada em nutrição pelo Centro Universitario São Camilo –SP
  • Curso de extensão suplementação nutricional na USP
  • Pós graduada em nutrição clinica funcional – VP consultoria – SP
  • Pós graduada em nutrição ortomolecular pela FAPES – Fundação de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo
  • Pós graduada em nutrição esportiva funcional – VP consultoria

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Torne sua corrida mais eficiente seguindo essa dica!04/09/20Educativos de Corrida - Aprendizagem e Performance motora Boa parte de nosso dia é gasta desempenhando atividades que exigem um controle motor, desde levantar-se da cama, segurar um copo, caminhar, correr, saltar, arremessar. Estes são gestos motores que vamos aprendendo no decorrer da vida, muitos assumem que esses gestos são naturais, mas mesmo sendo naturais eles são aprendidos pelo nosso cérebro através de estímulos a......
Nutrição Esportiva x Antioxidantes18/01/19 De que forma a oxidação age no organismo? Durante o exercício, a respiração celular gera radicais livres. Isso origina as espécies reativas de oxigênio (EROs), moléculas liberadas pelo metabolismo......
Atleta Elisa Lamego retorna os treinos!18/07/19Elisa Lamego retoma os treinos após ficar um mês com Chikungunya. Elisa Lamego do Rio de Janeiro, integrante da seleção skyrunningbrasil de 2018 e 2019 é atleta de montanha apoiada pela Vidas Corridas e Salomon Brasil. Elisa mantém uma rotina de treinos e alimentação inusitados:......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -