Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 31 de Agosto às 14h21

PAPO DE PROFISSA: Qual o objetivo de se aquecer antes do treino?

Corrida (27)
  • Vidas Corridas -

Devo aquecer antes do treino?

O objetivo do aquecimento é aumentar a vascularização dos seus músculos, com isso levando mais oxigênio e preparando-o pra exercícios que está por vir.

Em REPOUSO, nossa circulação prioriza órgãos como cérebro, intestino, rins e outros. Os músculos ficam com apenas 10 a 15% do fluxo sanguíneo. Já EM EXERCÍCIO, nosso coração chega a bombear 5X mais sangue e nossos músculos ficam com 85 a 95% desse fluxo, levando mais oxigênio e produzindo energia suficiente para a atividade.

Comece suas atividades em uma baixa intensidade - 5 a 10 min. (nos dias quentes) e em uma mais alta intensidade - 15 a 20 min. (nos dias frios), prevenindo assim lesões de músculos e tendões.

Existe dois tipos de aquecimento: O GERAL e o ESPECÍFICO. O aquecimento GERAL deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Proporcionar aumento da temperatura corporal, da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar. Esse aumento da temperatura aumenta o metabolismo que torna as reações químicas (contrações musculares) mais eficientes e rápidas, tornando o músculo menos suscetível a LESÕES.

O aquecimento ESPECÍFICO, utiliza (como o nome já diz) exercícios específicos para a modalidade. Aqui deve priorizar a musculatura exigida e que será utilizada no esporte determinado. Esse aquecimento é fundamental nas modalidades coordenativas (trabalho com exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na atividade, exemplo: aquecer fazendo saltos elevando joelho para quem vai correr).

Com exercícios direcionados aos principais músculos da atividade, a um redirecionamento do fluxo sanguíneo para essa região, tornando mais irrigada e suprida de oxigênio - MENOS RISCO DE LESÃO!!!

FATORES IMPORTANTES :

1. IDADE - quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser.
2. ESTADO DE TREINAMENTO - quanto mais treinado, mais intenso deve ser o aquecimento
3. DISPOSIÇÃO PSÍQUICA - falta de motivação reduz efeitos do aquecimento.
4. PERIODO DO DIA - pela manhã deve ser mais gradual e mais longo pois estamos mais estaticos ( acabamos de acordar e corpo ainda sem irrigação )
5. TEMPERATURA AMBIENTE - tempos quentes o aquecimento deve ser reduzido, e dias frios ou chuvosos deve ser mais alongado.
6. DURAÇÃO DO AQUECIMENTO - o feito do aquecimento perdura de 20 a 30 minutos e após 45 minutos a temperatura corporal já retornou a temperatura de repouso.

NÃO DEIXE DE SE AQUECER !!!!!

  • Vidas Corridas -

Simone Perdigão

 

  • Profª Ed. Física, Formada Faculdade Dom Bosco Brasília;
  • Pós Graduada Fisiologia, Exercício, Treinamento personalizado com corredores e amadores;
  • Profª Ciclismo Indoor;
  • Corredora amadora;
  • CREF 017728-G/SC.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Torne sua corrida mais eficiente seguindo essa dica!04/09Educativos de Corrida - Aprendizagem e Performance motora Boa parte de nosso dia é gasta desempenhando atividades que exigem um controle motor, desde levantar-se da cama, segurar um copo, caminhar, correr, saltar, arremessar. Estes são gestos motores que vamos aprendendo no decorrer da vida, muitos assumem que esses gestos são naturais, mas mesmo sendo naturais eles são aprendidos pelo nosso cérebro através de estímulos a......
Série - ALÉM DA CORRIDA! Parte 3 Fase Competitiva!24/02 Olá Corredores,  Chegou a hora da colheita!  As fases mais intensas (base e período pré-competitivo) já passaram e trabalhamos duro. Chegamos na fase competitiva, na qual objetivamos alcançar o pico do......
A importância dos longões nos treinos19/01/19 Tem aqueles que amam os fins de semana por conta dos longões, mas tem, também, os que não podem nem pensar em fazer esses treinos de maior rodagem. Fato é que as corridas longas e contínuas são de extrema......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -