Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 20 de Abril às 11h00

PAPO DE PROFISSA: O que podemos aprender com as lesões?

  • Vidas Corridas -

APRENDA ATRAVÉS DE UMA LESÃO!

Quando a lesão aparece, os primeiros sentimentos são RAIVA e FRUSTRAÇÃO! E, logo em seguida a pergunta: Quanto tempo vou ficar sem correr? Ninguém quer se lesionar, isso é claro. Mas todo corredor vai apresentar uma, NÃO tem como escapar... isso vai acontecer!

E você já parou para observar se após uma lesão, você não aprendeu a mudar ou acrescentar alguma coisa na sua vida, na sua rotina?!

TODA LESÃO É UM APRENDIZADO?

Uma lesão é a oportunidade de encontrar uma fraqueza que você desconhecia, ou áreas do corpo (externa e/ou internas) que precisam ser trabalhadas e cuidadas. Uma lesão é uma oportunidade de desacelerar, olhar para trás, e repensar!!!

Toda vez que uma dor ou uma lesão (e elas não são a mesma coisa) aparecerem, você tem uma oportunidade de aprender como evitar que elas acontecem novamente.

Aprenda a escutar seu corpo, ele te ensina (ou pelo menos te avisa) sempre quando algo está errado, nosso corpo é uma máquina MUITO INTELIGENTE. Muito importante entender que não é UM FATOR que gera lesão, mas sim um conjunto de fatores ou dores.

Muitas vezes uma DOR ou até uma fadiga excessiva são sinais de que algo não está certo, ignorar alguns desses sinais do corpo pode levar a LESÃO.

Quem nunca ignorou sinais?! Sempre achando que não é nada… ou direcionado a outros fatores ou situações (mal jeito, dormiu torto ou pegou algo de mal jeito e etc.) E com isso pagamos o preço, as vezes alto demais!!!

A ideia aqui e fazer você cuidar mais do seu corpo para poder correr bem e não lesionar. Lembrar que tem um conjunto de fatores e ações importantes e NECESSÁRIAS para que você corra bem e diariamente. Como exemplo e já te orientando, todo corredor precisa ter um trabalho paralelo de algum desses trabalhos: FORTALECIMENTO, MOBILIDADE, ALONGAMENTO, MASSAGEM, FISIOTERAPIA, ALIMENTAÇÃO (NUTRICIONISTA), AVALIAÇÃO CARDÍACA (MEDICO), SONO, DESCANSO, MENOS COBRANÇA.

Então corredores… depois de frustração com uma lesão, tire lições e reflita em dar atenção aos sinais do seu corpo!

ATENÇÃO:

- DESCANSO INADEQUADO
- AUMENTO ABRUPTO DE INTENSIDADE OU VOLUME
- NOITES MAL DORMIDAS/ ALIMENTAÇÃO RESTRITA OU EXAGERADA / STRESS EMOCIONAL / EXCESSO TRABALHO
- FALTA DE FORTALECIMENTO E MOBILIDADE
- AUTO COBRANCA POR DESEMPENHO

Quantos desses alertas vocês se identificou?!

ESCUTE SEUS SINAIS!!

  • Vidas Corridas -

Simone Perdigão

  • Profª Ed. Física, Formada na Faculdade
  • Dom Bosco Brasília;
  • Pós Graduada Fisiologia, Exercício,
  • Treinamento personalizado com
  • corredores e amadores;
  • Profª Ciclismo Indoor;
  • Corredora amadora;
  • CREF 017728-G/SC.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

Papo de Profissa - Dr. Wilton Eckert15/06/20REMÉDIOS PARA EMAGRECIMENTO X DOENÇA CARDÍACA Tenho certeza que boa parte das pessoas que praticam a corrida tiveram como estímulo a necessidade de redução do peso e melhorar a qualidade de vida. Por esse motivo, resolvi trazer aqui o exemplo, de um caso real, que não deve ser seguido. Por ser um hábito muito comum e vivenciado seguidamente no consultório, o objetivo é fazer uma alerta e mostrar que as pessoas......
PAPO DE PROFISSA: Acrescente o treino de força na sua rotina03/08/20COMO CONCILIAR TREINAMENTO DE FORÇA COM TREINAMENTO DE CORRIDA Provavelmente você sempre escuta dos seus amigos corredores e até você mesmo deve pensar: Nossa, não gosto de fazer exercícios de força, prefiro correr. Correto!? Sim, esta é uma verdade, afinal a grande maioria......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -