Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 29 de Junho às 11h30

PAPO DE PROFISSA: Motivos que te impedem de melhorar na corrida!

  • Vidas Corridas -

Às vezes e em algumas fases dos treinos de corridas percebemos que não conseguimos evoluir e/ou melhorar no pace, na velocidade ou na distância que conseguia percorrer ou que planeja correr. Ou às vezes sente que o corpo não responde tão bem as exigências das corridas, dos treinos propostos pelo técnico!?

Vou citar alguns dos motivos que geralmente estão associados a essa fase:

  • ERRO: não fazer fortalecimento muscular adequado e específico para a corrida. Esses tipos de treinos executados 2x por semana e com boa orientação de profissional, FAZEM toda a diferença .
  • DICA: fortalecimento com exercícios multiarticulares, unipodal e direcionada a musculatura envolvida na corrida.
  • ERRO: NÃO trabalhar MOBILIDADE, sempre importante dar atenção a melhora da MOBILIDADE, melhorar seus movimentos limitantes pois isso trará benefícios e eficiência na sua corrida, tecnicamente e fisicamente.
  • Fazer apenas treinos contínuos ou apenas aumentar o volume (KM). Importante incluir treinos intervalados de velocidade, de ritmo, de intensidade... O conjunto desses estímulos trás benefícios e qualidade na sua corrida.

Fazer treinos intervalados de forma ERRADA. Treinos intervalados são bem variados nos tempos, distâncias, percurso, terreno e intervalos de descanso. Importante ter acompanhamento profissional. Importante aprender a controlar o próprio RITMO… saber diferenciar ritmo de treino, de tiros e de corrida. Trabalho de percepção do esforço e o uso de relógio para controle de velocidade.

Não respeitar o DESCANSO. Dias de descanso, TAMBÉM É CONSIDERADO TREINO. Descanso recupera o físico, a mente. Muito importante priorizar uma BOA NOITE DE SONO!!!

Alimentação é combustível para ter energia para bons treinos, e consequentemente para realizar uma boa prova. Procure um PROFISSIONAL - NUTRICIONISTA. Achar que sabe tudo também é um ERRO... importante ter humildade e sempre estar aberto a aprender, principalmente respeitar os treinos e seguir a planilha, seu técnico estudou para isso.

E tão importante quanto todos acima - NÃO TER PRESSA!!! Crescer e evoluir na corrida e nas distâncias é muito importante para o corpo adaptar-se. Adaptação da musculatura, das articulações, da mente e principalmente do coração para suportar esse esforço. Seu corpo precisa entender essa mudança... VOCÊ NÃO NASCEU CORRENDO!!

E o mais importante em todos esses pontos é saber e aceitar que estás ERRADO em algum ou vários deles o importante é AJUSTAR seus treinos.

E AÍ, VOCÊ SE IDENTIFICOU EM ALGUM DOS PONTOS?!

Não desconsidere ou ignore nenhum deles pois o conjunto que faz a diferença ou que faz seu crescimento na corrida.


BONS TREINOS !!!

  • Vidas Corridas -

Simone Perdigão

  • Profª Ed. Física, Formada na Faculdade
  • Dom Bosco Brasília;
  • Pós Graduada Fisiologia, Exercício,
  • Treinamento personalizado com
  • corredores e amadores;
  • Profª Ciclismo Indoor;
  • Corredora amadora;
  • CREF 017728-G/SC.

Comentários!

Fernanda Azambuja Adorei a fala da professora Simone!! Está certíssima em nos dizer para nos entregarmos e confiarmos aos profissionais para nos auxiliarem! E vamos correr!!!!
há 3 meses

Veja também

PAPO DE PROFISSA: O que fazer quando sentir frustração e ansiedade?22/06/20Saúde mental em períodos de estresse Olá, corredor e corredora! O que podemos fazer para manter a saúde mental durante períodos de alto estresse? Eu sei que dicas para manter uma rotina diária saudável não faltam: cuidar do sono, se alimentar bem, planejar seu dia, fazer exercícios leves a moderados e se manter conectado virtualmente com familiares e amigos são alguns exemplos. Por isso vou......
PAPO DE PROFISSA: A importância do treino em casa!25/03/20TREINO DE FORÇA Quando falamos em treino de força, rapidamente já se pensa que seria necessário levantar muitos quilos de pesos na sala de musculação, concordam!? Diria que, em algumas fases do treinamento de força, realmente......
PAPO DE PROFISSA: Mobilidade articular para corredores22/03 Hey corredor, você sabe o que é mobilidade articular? Você faz exercícios para melhorar sua mobilidade? Habilidade das estruturas do corpo de se moverem ou serem movidas livre de qualquer tipo de restrição. E os......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -