Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 20 de Abril de 2020 às 09h19

PAPO DE PROFISSA: Exercícios na forma livre, são mais eficientes, saiba por quê?

Saúde (21)
  • Vidas Corridas -

A ciência comprova: exercícios na forma livre, sem uso de aparelhos, são mais eficientes.

Exercícios livres são exercícios multiarticulares (exercícios que movimentam mais de uma articulação quando executados). Os exercícios livres contam com respaldo de pesquisas recentes que confirmam sua SUPERIORIDADE para melhorar a força, o equilíbrio e a resistência. Esses estudos mostraram um ganho maior em força e coordenação, além da eficiência de um gesto específico, (2008, Keith Spennewyn, Universidade Minnesota). 

Os exercícios multiarticulares também são favoráveis em termos funcionais.
É por conta dessas evidências que os exercícios livres são MAIS recomendados para todos os perfis de praticante. Isso inclui pessoas em fase de recuperação de lesões ou completamente sedentários, claro que, sempre acompanhadas e ou orientadas por um profissional da área.

A ideia de que o movimento guiado proporcionaria mais segurança articular pode ser falsa pois colocar um idoso, por exemplo, em uma máquina é subtrair dele o que já está perdendo - a coordenação e a propriocepção (sensibilidade própria aos ossos e músculos de fornecer ao cérebro informações sobre equilíbrio e deslocamento).

RESSALVA a vantagem desse equipamento/ máquinas de musculação é que trabalha certos músculos de forma isolada.

Devemos lembrar que a vida é multiarticular, ou seja, no dia a dia nós corremos, agachamos, empurramos, pulamos, puxamos e arremessamos. Todos esses movimentos são multiarticulares. Então faz sentido que esses sejam os exercícios que geram maiores benefícios para nossa vida diária.

E aproveitando a oportunidade e situação que estamos passando no momento atual é de extrema importância que você se exercite para manter uma qualidade de vida atual e até futura.

Sou profissional de educação física e tenho mantido eu, família e alunos ativos com treino funcionais prescritos em casa.

Fica a dica, SE MOVIMENTE COM QUALIDADE !!!

 

Vidas Corridas
Viva para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Simone Perdigão

 

  • Profª Ed. Física, Formada Faculdade Dom Bosco Brasília;
  • Pós Graduada Fisiologia, Exercício, Treinamento personalizado com corredores e amadores;
  • Profª Ciclismo Indoor;
  • Corredora amadora;
  • CREF 017728-G/SC
     

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

Perda de peso: quantos minutos devo correr?18/01/19 Qual é o tempo mínimo que devemos correr para que o treino tenha efeito na perda de peso? Quantas vezes por semana devo me exercitar? Qual é a velocidade mais indicada para correr? Estas são perguntas comuns para quem está começando na corrida ou deseja eliminar os quilinhos extras. Um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e publicado pelo The......
PAPO DE PROFISSA: O que fazer quando sentir frustração e ansiedade?22/06/20Saúde mental em períodos de estresse Olá, corredor e corredora! O que podemos fazer para manter a saúde mental durante períodos de alto estresse? Eu sei que dicas para manter uma rotina diária saudável não faltam: cuidar do sono, se alimentar bem,......
PAPO DE PROFISSA: Cada indivíduo tem uma constituição fisiológica única27/04/20Cabe ao treinador esportivo individualizar ao máximo o treinamento de seus atletas O treinamento esportivo é regido por princípios que objetivam promover de forma segura a melhora da performance dos atletas. Hoje vamos abordar o princípio da individualidade biológica. Este princípio preleciona que......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -