Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 06 de Julho às 11h30

PAPO DE PROFISSA: EPOC – Excess Post Excercise Consumption

  • Vidas Corridas -

Você sabia que o exercício realizado em alta intensidade promove um maior gasto energético pós exercício, podendo se prolongar por horas? Este é o efeito EPOC - Excess Post Excercise Consumption.

Para facilitar a compreensão, vamos ao exemplo:

Tendo como base uma corrida realizada em uma intensidade constante onde os valores de vo2 se estabilizam e/ou entram em estado estável em 3 minutos, e o indivíduo permanece em atividade nesta intensidade por digamos 20 minutos, após a cessação da atividade as taxas de consumo de oxigênio não voltarão a níveis de repouso imediatamente após o término, permanecerão altas e levarão em torno de 05 minutos para voltar ao estado de repouso.

Já um indivíduo correndo em um estado onde o consumo de oxigênio não é estável (alta intensidade), onde ele consegue permanecer em atividade por alguns minutos (em torno de 05), após a cessação deste exercício que se daria pela incapacidade do mesmo se manter em atividade, o tempo de retorno aos níveis de repouso é muito maior variando de alguns autores de 30 min até horas.

Essa demora teria dentre uma das explicações o gasto energético em transformar o lactato produzido durante a atividade em glicose, bem como a reposição de PC, além de alguns hormônios como adrenalina e noradrenalina.

Assim sendo, o exercício realizado em alta intensidade promove um maior gasto energético pós exercício, podendo se prolongar por horas, conforme pode ser observado na figura abaixo que traduz em gráfico os exemplos citados anteriormente.

REFERENCIA:
Powers S. K. – FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO – TEORIA E APLICAÇÃO AO CONDIDIONAMENTO E AO DESEMPENHHO. 8 ED - Manole

Vidas Corridas Você sabia que o exercício realizado em alta intensidade promove um maior gasto energético pós exercício, podendo se prolongar por horas? Este é o efeito EPOC - Excess Post Excercise...
  • Vidas Corridas -

Alexandre Tremel

  • Bacharel em Educação Física - UFSC;
  • Especialização fisiologia do exercício;
  • Capitão de equipe Campeonato Mundial
  • Ultraman Hawaii - vice-campeão;
  • Capitão de equipe Ultraman Florida
  • Campeonato Mundial Ultraman Hawaii;
  • Ultraman Canadá;
  • Ultramaratonista;

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Um flash da história de um pódio olímpico06/09Um flash da história de um pódio olímpico! Olá corredores! Era noite de 6 de agosto quando assisti pela TV (de queixo caído) uma americana chamada Seidel no pelotão da frente, desde o início da maratona até cruzar a linha de chegada em terceiro lugar, a menos de 30 segundos atrás das quenianas Jepchirchir (na ocasião 12ª do ranking mundial) e Kosgei, atual recordista mundial. Já havia......
PAPO DE PROFISSA: EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE MENTAL18/05O que você sabe sobre a relação entre exercícios físicos e saúde mental? Olá, Corredores! Muitas vezes a diferença entre se ter uma informação e aplicá-la – obtendo-se melhores resultados com ela - está no nível de compreensão que se tem sobre essa......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -