Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 20 de Julho de 2020 às 15h13

PAPO DE PROFISSA: Desafios da atividade física durante a Pandemia!

Corrida (29)
  • Vidas Corridas -

Adapte-se e mantenha seus treinos!

Saudações corredores e corredoras!

Estamos passando por um período difícil e único em nossas vidas. Na ausência de competições acontecendo, decretos limitando a prática de atividade física em ambiente externo, necessidade do uso contínuo de máscaras, é inevitável dizer que a prática "normal" de corrida fica bastante prejudicada.

Mas o ser humano tem uma capacidade incrível, que é a adaptação. Mesmo em situações hostis, como climas extremos, grandes altitudes ou profundidades, ambientes desérticos ou densas florestas. Quer seja qualquer uma destas situações, vemos superação humana. E por que não no meio de uma pandemia? Improvisação, adaptação e superação é um lema usado por forças especiais em combate.

Sendo assim, respeitando devidamente os decretos e as normas de segurança, atividade física dever ser continuada com a maior consistência possível. Exercício físico é remédio!! Previne e reduz a morbi-mortalidade e, até de certa forma, trata a maioria das doenças não transmissíveis humanas, como por exemplo: diabetes Mellitus, hipertensão arterial sistêmica e doenças coronarianas. Sendo assim, minha dica é: Adapte-se!

O uso da máscara limita a performance por gerar uma barreira às trocas gasosas exigindo mais da musculatura respiratória, por isso a intensidade do exercício, na corrida mais propriamente dita, o pace e a sensação de esforço precisam ser modulados com auxílio de seus treinadores de modo a torná-los executáveis. Sugere-se também trocar a máscara assim que ela umedecer, para não perder efetividade. Assim é possível manter a consistência, mesmo com uma intensidade menor.

Com algumas academias e locais de treinamentos fechados, se reinvente em casa com exercícios de força, preferencialmente orientados por profissionais de educação física. Se não tem equipamentos adequados, Improvise! Mas não deixe de fazer.

Por fim, sabemos que tudo isso vai passar, e se existem pessoas que emocionalmente são capazes de superar qualquer situação hostil, somos nós corredores. Quem já fez uma maratona sabe disso, depois do Km 32 ou 35 ... o corpo quer parar, dói tudo, mas o coração e a cabeça nos fazem cruzar a linha de chegada e pedir mais.

Supere-se ! Vamos que vamos.

  • Vidas Corridas -

Daniel Carvalho

  • Médico Ortopedista e Traumatologista com pós graduação em medicina do exercício e do esporte.
  • Triatleta amador.
  • Coordenador da residência médica de Ortop do regional.
  • Professor da graduação de medicina da Unisul.
  • Sócio proprietário do Centro Winner.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

Atleta Elisa Lamego retorna os treinos!18/07/19Elisa Lamego retoma os treinos após ficar um mês com Chikungunya. Elisa Lamego do Rio de Janeiro, integrante da seleção skyrunningbrasil de 2018 e 2019 é atleta de montanha apoiada pela Vidas Corridas e Salomon Brasil. Elisa mantém uma rotina de treinos e alimentação inusitados: é adepta do estilo de vida e alimentação higienista frugívoro. (Para quem quiser entender mais, só dar um pulo no perfil dela no......
PAPO DE PROFISSA: Treinamento de força para diferentes distâncias na corrida!05/10/20COMO MELHORAR O DESEMPENHO NA CORRIDA COM TREINAMENTO DE FORÇA? Certamente você já se perguntou: Como posso melhorar a minha economia de corrida (equilíbrio entre consumo de oxigênio e as trocas respiratórias), melhorar meu gesto motor e consequentemente melhorar o desempenho na corrida,......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -