Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 01 de Abril às 11h14

PAPO DE PROFISSA: Cuidados com os exercícios durante a quarentena!

Saúde (19)
  • Vidas Corridas -

Em tempo de Coronavírus

Não há dúvidas de que o exercício traz benefícios ao funcionamento do sistema imunológico, independente da idade, se praticado numa intensidade moderada e regularmente.

Cabe lembrar também que nossa imunidade é influenciada por diversos fatores, como: alimentação, sono, estresse, obesidade e outras comorbidades.

A questão que trago aqui, e que muitos atletas já têm o conhecimento, é de que exercícios de ALTA INTENSIDADE podem DIMINUIR A IMUNIDADE TRANSITORIAMENTE e aumentar a chance de infecções virais respiratórias, por exemplo.

Mas é verdadeira essa informação? Em tempo de Coronavírus esta questão pode realmente trazer uma preocupação ainda maior entre os corredores.

A literatura científica atual não é capaz de afirmar com certeza essa relação (exercício de alta intensidade e piora transitória da resposta imunológica). Há mais de 3 décadas a maioria dos estudos considerava haver uma “janela aberta” de imunossupressão por algumas horas após a prática de atividades intensas. Estudos recentes têm demonstrado que essa relação não parece ser tão relevante quanto se pensava (para não me alongar podemos discutir mais detalhes em outro momento).

De qualquer maneira, algumas informações são importantes nessa quarentena:

1. Na presença de qualquer suspeita de infecção SUSPENDA os exercícios, pois nosso corpo precisa de repouso para se recuperar.

2. Não deixe de realizar atividade física, assim como manter os hábitos saudáveis de alimentação durante a quarentena. Entretanto, siga as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde do Brasil (MSB) quanto à possibilidade da prática ao ar livre. Mas principalmente evite locais fechados e aglomerações (academias, clubes ou similares). Nesse momento, preconiza-se a prática residencial e aí existem diversos perfis no Instagram de profissionais de Educação Física ou Academias demonstrando uma infinidade de exercícios.

Vidas Corridas
Viva para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Wilton César Eckert

  • Medicina pela UFRGS.
  • Cardiologista e Ecocardiografista. Santa Casa de Porto Alegre.
  • Pós-graduação em Medicina do Esporte e do Exercício. 
  • Corredor amador.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Por que o Pilates é essencial para os corredores?08/06Você conhece a importância do Pilates na vida do Corredor? Cada corredor tem uma maneira única de correr, de movimentar os braços, apoiar os pés no chão, girar o tronco e de respirar. Tudo isso tem a ver com a individualidade biológica. Mas existe uma forma correta de correr? Quais são as principais partes e músculos do corpo que utilizamos? Já parou para pensar nisso? Daniel Lieberman, professor de Biologia......
Perda de peso: quantos minutos devo correr?18/01/19 Qual é o tempo mínimo que devemos correr para que o treino tenha efeito na perda de peso? Quantas vezes por semana devo me exercitar? Qual é a velocidade mais indicada para correr? Estas são perguntas comuns para quem está......
PAPO DE PROFISSA: Controlando a ansiedade em tempos de Pandemia08/04Psicologia do esporte e o controle da ansiedade dos corredores Olá, Corredores! Espero que você e seus familiares estejam saudáveis, seguros e fazendo sua parte para "achatar a curva" de contágio da pandemia. Apesar da minha formação acadêmica em......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -