Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 09 de Março às 07h00

PAPO DE PROFISSA: Corrida para iniciantes

  • Vidas Corridas -

Fala aí corredores!

O que e como fazer para iniciar na corrida de rua? Essa é uma pergunta retorica para quem está interessado em mergulhar no mundo fascinante das corridas. Dúvidas comuns, incertezas... Mas já posso dizer que não é somente calçar um par de tênis e começar a correr, SE você quer continuar a fazer isso por muito tempo na sua vida.

Você sai na rua e vê as pessoas correndo 5km, 10km, você assiste provas de corrida e quando você tenta correr, não consegue correr nem 1km e passa mal, falta ar, dói a panturrilha e a famosa dor do lado aparece, acabando com seu sonho de se tornar um corredor. Posso dizer por experiência própria, NÃO DESANIME. É normal. Veja nossas dicas, para iniciar na corrida com a certeza de vida longa nas pistas.

A corrida nos traz tantos benefícios, entre eles podemos citar a melhora do sistema cardiovascular, ativação de diferentes grupos musculares, melhora do tênus, auxilia no emagrecimento, libera endorfina e nos conecta com nossa mente.
A corrida é democrática, todos podem praticar, salvo nos casos com alguma contraindicação médica importante. Então, pernas para que te quero e bora correr.

Importante fazer uma progressão lenta e contínua. Comece intercalando caminhadas e corridas lentas. Como por exemplo: 2 minutos de trote leve + 1 minuto de caminhada, até completar 20 minutos nas duas primeiras semanas. Veja como você se sente e faça progressões nos tempos de caminhada e corrida. Sinta a sua evolução, perceba-se, preste atenção ao seu corpo, como ele reage durante e apóss os treinos.

Importante, intercalar os treinos de corrida com treinos de fortalecimento muscular, como a musculação, treinamento funcional, pilates ou outra modalidade de força muscular. Inicie com distâncias baixas e baixa intensidade (velocidade), fazendo a progressão em média de 0,5km a cada semana, conforme o desenvolvimento de cada treino.

Entenda que a progressão é gradativa, os ganhos são gradativos para serem consistentes e duradouros. Você não vai começar a correr e na primeira semana atingir a distância de 10km, vá com calma. Respeite o seu corpo, o seu tempo de progressão e evolção. A partir do primeiro passo, você já está evoluindo, mantenha-se firme. Experimente a magia das corridas, tenho certeza que após os primeiros quilômetros você vai se tornar um apaixonado por esse esporte.


Bons treinos e até mais.
Vidas Corridas! Viver para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Simone Herdina

  • Graduação Educação Física - Instituto Porto Alegre
  • Especialista em Medicina Desportiva - UFRGS
  • Especialista em Exercícios Físicos para Grupos Especiais - Faculdade Estácio de Sá
  • Prof Msa Atividade Física Relacionada à Saúde - UFSC
  • Performance Coach - Athletic Lab Mentorship
  • Personal Trainer
  • CREF 040/G-S

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

CUSTO-BENEFÍCIO + PERFORMANCE: Chaser 2 da 361º é eleito o melhor!18/01/19 Modelo conta com tecnologia de responsividade e dispersão de impacto QU!KFOAM e QDP System para melhor performance e conforto! Uma evolução do modelo Chaser , o 361° Chaser 2 foi considerado o melhor custo-benefício da categoria tênis de corrida de rua / performance pela Revista Go Outside, em seu Guia de Equipamentos 2018 que chega esta semana às bancas.......
PAPO DE PROFISSA: A importância da velocidade crítica para corredores!06/07/20Você sabe o que é velocidade crítica? A velocidade crítica é a maior velocidade que um indivíduo consegue manter por um período de tempo, maior do que 20 minutos, mas geralmente menor do que 40 minutos, pois fisiologicamente não é......
PAPO DE PROFISSA: Qual o objetivo de se aquecer antes do treino?31/08/20Devo aquecer antes do treino? O objetivo do aquecimento é aumentar a vascularização dos seus músculos, com isso levando mais oxigênio e preparando-o pra exercícios que está por vir. Em REPOUSO, nossa circulação prioriza......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -