Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 09 de Março às 07h00

PAPO DE PROFISSA: Corrida para iniciantes

  • Vidas Corridas -

Fala aí corredores!

O que e como fazer para iniciar na corrida de rua? Essa é uma pergunta retorica para quem está interessado em mergulhar no mundo fascinante das corridas. Dúvidas comuns, incertezas... Mas já posso dizer que não é somente calçar um par de tênis e começar a correr, SE você quer continuar a fazer isso por muito tempo na sua vida.

Você sai na rua e vê as pessoas correndo 5km, 10km, você assiste provas de corrida e quando você tenta correr, não consegue correr nem 1km e passa mal, falta ar, dói a panturrilha e a famosa dor do lado aparece, acabando com seu sonho de se tornar um corredor. Posso dizer por experiência própria, NÃO DESANIME. É normal. Veja nossas dicas, para iniciar na corrida com a certeza de vida longa nas pistas.

A corrida nos traz tantos benefícios, entre eles podemos citar a melhora do sistema cardiovascular, ativação de diferentes grupos musculares, melhora do tênus, auxilia no emagrecimento, libera endorfina e nos conecta com nossa mente.
A corrida é democrática, todos podem praticar, salvo nos casos com alguma contraindicação médica importante. Então, pernas para que te quero e bora correr.

Importante fazer uma progressão lenta e contínua. Comece intercalando caminhadas e corridas lentas. Como por exemplo: 2 minutos de trote leve + 1 minuto de caminhada, até completar 20 minutos nas duas primeiras semanas. Veja como você se sente e faça progressões nos tempos de caminhada e corrida. Sinta a sua evolução, perceba-se, preste atenção ao seu corpo, como ele reage durante e apóss os treinos.

Importante, intercalar os treinos de corrida com treinos de fortalecimento muscular, como a musculação, treinamento funcional, pilates ou outra modalidade de força muscular. Inicie com distâncias baixas e baixa intensidade (velocidade), fazendo a progressão em média de 0,5km a cada semana, conforme o desenvolvimento de cada treino.

Entenda que a progressão é gradativa, os ganhos são gradativos para serem consistentes e duradouros. Você não vai começar a correr e na primeira semana atingir a distância de 10km, vá com calma. Respeite o seu corpo, o seu tempo de progressão e evolção. A partir do primeiro passo, você já está evoluindo, mantenha-se firme. Experimente a magia das corridas, tenho certeza que após os primeiros quilômetros você vai se tornar um apaixonado por esse esporte.


Bons treinos e até mais.
Vidas Corridas! Viver para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Simone Herdina

  • Graduação Educação Física - Instituto Porto Alegre
  • Especialista em Medicina Desportiva - UFRGS
  • Especialista em Exercícios Físicos para Grupos Especiais - Faculdade Estácio de Sá
  • Prof Msa Atividade Física Relacionada à Saúde - UFSC
  • Performance Coach - Athletic Lab Mentorship
  • Personal Trainer
  • CREF 040/G-S

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Entenda porque o Sedentarismo é tão prejudicial à saúde!13/07/20Saiba quais os benefícios gerados pela prática regular de atividades físicas Você sabia que o sedentarismo é considerado o mal do século? Isso mesmo. Segundo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em 2018, mais de 25% da população mundial (cerca de 1,4 bilhão de pessoas) são sedentárias. Para ser considerada sedentária, uma pessoa não gasta pelo menos 2200......
PAPO DE PROFISSA: Como fortalecer sua Imunidade?27/03/20Alimentando-se corretamente Pessoal, vamos reforçar a importância da alimentação na manutenção do sistema imunológico. O foco é comida de verdade! Legumes, verduras, frutas, alimentos integrais e minimizando ingestão de......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -