Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 13 de Julho às 11h30

PAPO DE PROFISSA: Como fazer seu cérebro ter vontade de treinar?

  • Vidas Corridas -

Será que existe alguma característica genética entre as pessoas ativas e as pessoas que odeiam se exercitar? 

Quem nunca viu uma pessoa correndo na rua, logo cedo pela manhã, e pensou.... “Só pode ser maluco(a) correndo a essa hora e por escolha própria” 

Não se preocupe, esse pensamento é bem comum.

Basicamente nossas experiências boas ou ruins são registradas pelo nosso sistema límbico “cérebro emocional” durante a prática de exercícios e vários hormônios são liberados (ver post hormônios da felicidade) como recompensa para o cérebro.

A medida que você repete essa experiência, seu cérebro faz você se sentir bem, liberando mais hormônios e seu humor muda.
Quando você cria essa associação emocional de melhora de humor através do exercício físico, você ensina seu cérebro que essa sensação é agradável e ótima para você, não somente por estética.

Todo aprendizado é questão de repetição e constância, nada que é bom de verdade é imediato!
A medida que criamos essa conexão ensinamos a nós mesmos que podemos nos beneficiar contra o estresse e o mau humor e a notícia boa é que leva apenas algumas semanas para criar essa associação. 

Anota essa!!!

Tire uma selfie depois de uma prática de exercício, naquele momento que está se sentindo invencível e orgulhoso da sua conquista. Toda vez que você olhar para aquela foto, você se lembrará do quanto o treino te fez sentir bem e, com certeza, isso vai te motivar a treinar de novo.

  • Vidas Corridas -

Ricardo Bombom

  • Especialista em Fisiologia e Biomecânica do exercício físico - Faculdade Inspirar
  • Especialista em Fisiologia e Biomecânica avançada do exercício físico - Univali
  • Especialista Biomecânica aplicada a capacitação profissional e atuação na área de treinamento e reabilitação - Univali
  • CREF:14898-G/SC

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Torne sua corrida mais eficiente seguindo essa dica!04/09/20Educativos de Corrida - Aprendizagem e Performance motora Boa parte de nosso dia é gasta desempenhando atividades que exigem um controle motor, desde levantar-se da cama, segurar um copo, caminhar, correr, saltar, arremessar. Estes são gestos motores que vamos aprendendo no decorrer da vida, muitos assumem que esses gestos são naturais, mas mesmo sendo naturais eles são aprendidos pelo nosso cérebro através de estímulos a......
PAPO DE PROFISSA: Motivos que te impedem de melhorar na corrida!29/06 Às vezes e em algumas fases dos treinos de corridas percebemos que não conseguimos evoluir e/ou melhorar no pace, na velocidade ou na distância que conseguia percorrer ou que planeja correr. Ou às vezes sente que o corpo não......
Atleta Elisa Lamego retorna os treinos!18/07/19Elisa Lamego retoma os treinos após ficar um mês com Chikungunya. Elisa Lamego do Rio de Janeiro, integrante da seleção skyrunningbrasil de 2018 e 2019 é atleta de montanha apoiada pela Vidas Corridas e Salomon Brasil. Elisa mantém uma rotina de treinos e alimentação inusitados:......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -