Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 27 de Abril de 2020 às 08h28

PAPO DE PROFISSA: Cada indivíduo tem uma constituição fisiológica única

Saúde (22)
  • Vidas Corridas -

Cabe ao treinador esportivo individualizar ao máximo o treinamento de seus atletas

O treinamento esportivo é regido por princípios que objetivam promover de forma segura a melhora da performance dos atletas.

Hoje vamos abordar o princípio da individualidade biológica. Este princípio preleciona que cada indivíduo tem uma constituição fisiológica e psíquica única. Em decorrência disso, cada indivíduo poderá sofrer influências externas ao longo de sua vida, seja pela ação do tempo, ou pela mudança do ambiente que o cerca.

De posse deste conhecimento, cabe ao treinador esportivo individualizar ao máximo o treinamento de seus atletas, observando não só suas características pessoais, mas também seu desenvolvimento ao passar dos meses.

Sabe-se que os dois ou mais atletas, ainda que pratiquem a mesma modalidade e tenham como objetivo uma mesma prova, devem possuir treinamentos diferentes, respeitando não só o princípio da individualidade biológica, mas também o da especificidade (outro princípio que podemos discutir mais a frente).

Assim sendo, uma mesma periodização utilizada por um atleta em um ano, pode não ser a ideal para a próxima temporada, já que o atleta sofreu, durante esse período, os efeitos do decurso do tempo, sendo fisiológicos ou psicológicos, ou até mesmo pelo próprio desgaste e/ou ganho do ciclo de treino passado.

E justamente por isso, recomento cuidado com os “métodos” e “receitas milagrosas”. Procure sempre um profissional que lhe atenda de forma individualizada, para que você atinja sua melhor performance com segurança.

Vidas Corridas
Viva para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Alexandre Tremel

  • Bacharel em Educação Física - UFSC
  • Especialização fisiologia do exercício
  • Capitão de equipe Campeonato Mundial Ultraman Hawaii - vice-campeão
  • Capitão de equipe Ultraman Florida
  • Campeonato Mundial Ultraman Hawaii
  • Ultraman Canadá
  • Ultramaratonista

Comentários!

Giovana Isso seria maravilhoso, mais onde encontramos esse profissional, pq temos muitos planilhador por mais que digam ser individualizado vc vê vários amigos fazendo o mesmo treino 🤷‍♀️
há 1 ano e 2 meses

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Você sabe o que é Baropodometria? 10/08/20Você já ouviu falar? Conhece a importância dela para o corredor? O corpo humano é uma estrutura de alta complexidade, semelhante a uma edificação. Em nosso conjunto de sustentação, temos músculos, tendões, fáscias, ligamentos e ossos. E assim como um prédio, ao ser construído em uma base instável, é considerado uma ameaça, a discrepância e sobrecarga na pisada também podem......
PAPO DE PROFISSA: Lesões do joelho, causas e tratamentos!21/09/20Dor no Joelho? Já tivestes alguma dor no joelho durante a corrida? Nunca? Bom, estatisticamente falando, em algum momento vais ter. As lesões em corredores acometem de 20 a 79% dos atletas, sendo a maioria delas no joelho. Mas calma, muita calma. A......
PAPO DE PROFISSA: Por que o Pilates é essencial para os corredores?08/06/20Você conhece a importância do Pilates na vida do Corredor? Cada corredor tem uma maneira única de correr, de movimentar os braços, apoiar os pés no chão, girar o tronco e de respirar. Tudo isso tem a ver com a individualidade biológica. Mas existe uma forma correta de correr? Quais......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -