FALE CONOSCO 49 99804 4550
Postado em 27 de Abril às 08h28

PAPO DE PROFISSA: Cada indivíduo tem uma constituição fisiológica única

Saúde (11)
  • Vidas Corridas -

Cabe ao treinador esportivo individualizar ao máximo o treinamento de seus atletas

O treinamento esportivo é regido por princípios que objetivam promover de forma segura a melhora da performance dos atletas.

Hoje vamos abordar o princípio da individualidade biológica. Este princípio preleciona que cada indivíduo tem uma constituição fisiológica e psíquica única. Em decorrência disso, cada indivíduo poderá sofrer influências externas ao longo de sua vida, seja pela ação do tempo, ou pela mudança do ambiente que o cerca.

De posse deste conhecimento, cabe ao treinador esportivo individualizar ao máximo o treinamento de seus atletas, observando não só suas características pessoais, mas também seu desenvolvimento ao passar dos meses.

Sabe-se que os dois ou mais atletas, ainda que pratiquem a mesma modalidade e tenham como objetivo uma mesma prova, devem possuir treinamentos diferentes, respeitando não só o princípio da individualidade biológica, mas também o da especificidade (outro princípio que podemos discutir mais a frente).

Assim sendo, uma mesma periodização utilizada por um atleta em um ano, pode não ser a ideal para a próxima temporada, já que o atleta sofreu, durante esse período, os efeitos do decurso do tempo, sendo fisiológicos ou psicológicos, ou até mesmo pelo próprio desgaste e/ou ganho do ciclo de treino passado.

E justamente por isso, recomento cuidado com os “métodos” e “receitas milagrosas”. Procure sempre um profissional que lhe atenda de forma individualizada, para que você atinja sua melhor performance com segurança.

Vidas Corridas
Viva para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Alexandre Tremel

  • Bacharel em Educação Física - UFSC
  • Especialização fisiologia do exercício
  • Capitão de equipe Campeonato Mundial Ultraman Hawaii - vice-campeão
  • Capitão de equipe Ultraman Florida
  • Campeonato Mundial Ultraman Hawaii
  • Ultraman Canadá
  • Ultramaratonista

Comentários!

GiovanaIsso seria maravilhoso, mais onde encontramos esse profissional, pq temos muitos planilhador por mais que digam ser individualizado vc vê vários amigos fazendo o mesmo treino 🤷‍♀️
há 25 dias

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Controlando a ansiedade em tempos de Pandemia08/04Psicologia do esporte e o controle da ansiedade dos corredores Olá, Corredores! Espero que você e seus familiares estejam saudáveis, seguros e fazendo sua parte para "achatar a curva" de contágio da pandemia. Apesar da minha formação acadêmica em educação física e psicologia, venho hoje conversar com vocês principalmente como colega de esporte. Não querendo salientar o......
DICAS E VANTAGENS: Quando o assunto é dormir!29/10/19        No primeiro post “Dormir é fundamental” ficou evidente que descanso e um sono adequado são essenciais para um melhor desempenho atlético. Historicamente, estudos sobre a privação de......

Voltar para Blog