Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 25 de Março às 18h06

PAPO DE PROFISSA: A importância do treino em casa!

Saúde (19)
  • Vidas Corridas -

TREINO DE FORÇA

Quando falamos em treino de força, rapidamente já se pensa que seria necessário levantar muitos quilos de pesos na sala de musculação, concordam!?

Diria que, em algumas fases do treinamento de força, realmente será necessário levantar bastante peso, mas em grande parte da preparação para as corridas, essa carga não será maior que o seu peso do corpo. E neste momento em que estamos vivendo em isolamento em função do novo Coronavírus, este tipo de treinamento torna-se ainda mais evidente.

De forma geral, o treinamento de força para corredores, se baseia em prevenção e especificidade, conforme a prova alvo.

No treinamento preventivo, busca-se avaliar as posturas do corredor, durante a corrida, na sua rotina de trabalho, estudos ou atividades domésticas, que possam vir a comprometer o seu desempenho na prova alvo. A partir dessa avaliação inicial, partimos para o fortalecimento especifico de prevenção de lesões, que muitas vezes o atleta não tem nem ideia que possam ocorrer.

Basicamente no treinamento preventivo, pensamos em postura, sustentação e proteção das articulações (membros inferiores e membros superiores), para o atleta que pretende ter uma longa carreira nas corridas.

No treinamento onde ja sabemos qual será a prova alvo, a especificidade prevalece, dependendo da distância e percurso da prova. Nesse caso, temos muitas variáveis do treinamento para desenvolver (resistência de força, força pura, força isométrica e força explosiva), envolve uma periodização muito bem planejada, juntamente com os treinos de corrida. O fortalecimento específico, visa primordialmente a performance, oferecendo uma condição melhor e mais segura a musculatura, para que o atleta tenha uma resposta super positiva, no dia da sua prova alvo.

Resumindo de forma sucinta e objetiva, o treinamento de força para corredores, deve sempre existir no planejamento de qualquer atleta, independente se a distância da prova for 5km ou 300km.

E neste momento em que estamos vivenciando, é importante que o atleta não desanime. Fale com seu treinador, ele vai adequar exercícios de força que você poderá fazer em casa, sem grandes prejuízos quando esta situação toda se normalizar e os treinos voltarem ás academias.

Bons treinos (nem que sejam em casa) e até mais!

 

Vidas Corridas
Viva para Correr! 

  • Vidas Corridas -

Simone Herdina

CREF 040/G-SC

- Graduação Educação Física . Instituto Porto Alegre
- Especialista em Medicina Desportiva . UFRGS
- Especialista em Exercícios Físicos para Grupos Especiais . Faculdade Estácio de Sá
- Prof Msa Atividade Física Relacionada à Saúde .UFSC
- Performance Coach . Athletic Lab Mentorship
- Personal Trainer

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

Perda de peso: quantos minutos devo correr?18/01/19 Qual é o tempo mínimo que devemos correr para que o treino tenha efeito na perda de peso? Quantas vezes por semana devo me exercitar? Qual é a velocidade mais indicada para correr? Estas são perguntas comuns para quem está começando na corrida ou deseja eliminar os quilinhos extras. Um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e publicado pelo The......
CORRIDA E DESCANSO: Como o descanso é fundamental - Parte I29/10/19DORMIR É FUNDAMENTAL!      A corrida e descanso são dois pontos fundamentais para um melhor desempenho num treinamento de corrida. Poucos corredores dão atenção devida para essa combinação. Além disso, a......
PAPO DE PROFISSA: Exercícios na forma livre, são mais eficientes, saiba por quê?20/04A ciência comprova: exercícios na forma livre, sem uso de aparelhos, são mais eficientes. Exercícios livres são exercícios multiarticulares (exercícios que movimentam mais de uma articulação quando executados). Os exercícios livres contam com respaldo de pesquisas recentes que confirmam sua......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -