Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 26 de Agosto às 12h46

Como avançar da caminhada para a corrida?

  • Vidas Corridas -

A corrida ao longo dos anos vem ganhando muitos adeptos. Você já deve ter observado pessoas correndo pelas ruas ou até grupos reunindo-se para correrem coletivamente. Sejam atletas amadores em busca de uma maior qualidade de vida ou até mesmo buscando a conclusão de uma prova e melhorando suas marcas a cada treino realizado.

Há também os atletas profissionais que vivenciam o ato de correr como seu propósito de vida, enfrentando situações desafiadoras e colocando sua mente e corpo no limite. Dentre esses pólos, evidentemente, há diferentes possibilidades de vivenciar essa atividade ancestral. Estima-se que existam entre 5 milhões e 11 milhões de corredores de rua no Brasil. No relatório “Práticas de Esporte e Atividade Física”, da Pnad 2015, realizado em parceria com o Ministério do Esporte, 24,6% dos brasileiros afirmaram praticar corrida e caminhada com alguma frequência.

E como avançar da caminhada para a corrida? A forma mais indicada é, se possível, procurar um médico e realizar um exame de rotina para assim saber se você está apto a iniciar nas corridas. Feito isso, permita-se em uma caminhada alternar corridas leves atentando-se ao esforço realizado. A chamada percepção de esforço.

Uma das formas mais efetivas para desenvolver essa percepção sem a necessidade de investir em um relógio monitorador de atividade ou utilizar algum aplicativo para celular é concentrar-se na sua respiração. Ao senti-la um pouco mais ofegante, apenas reduza a velocidade e volte a caminhar. Repita esse processo algumas vezes, quantas você puder e quiser. Um passo de cada vez. Respeitando seus limites corporais e mentais.

À medida em que você for repetindo esse processo a tendência é sua capacidade cardiovascular melhorar permitindo que você corra por mais tempo e mais rapidamente. Dessa forma, cada vez mais os benefícios mentais e físicos que correr proporciona serão vivenciados por você. Dentre eles, estabilização da mente e aumento da disposição. 

  • Vidas Corridas -

André Franco

Especialista em corrida.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Testes de corrida: quais existem?16/02 Existem dois tipos de testes realizados com corredores por diferentes profissionais. Os médicos, normalmente,cardiologistas fazem o teste de esforço na esteira com um protocolo fechado visando analisar a saúde do coração de um individuo, então eles testam da mesma maneira qualquer individuo independente de suas características individuais, pois o objetivo é......
A importância dos longões nos treinos19/01/19 Tem aqueles que amam os fins de semana por conta dos longões, mas tem, também, os que não podem nem pensar em fazer esses treinos de maior rodagem. Fato é que as corridas longas e contínuas são de extrema......
DICAS E VANTAGENS: Quando o assunto é dormir!29/10/19        No primeiro post “Dormir é fundamental” ficou evidente que descanso e um sono adequado são essenciais para um melhor desempenho atlético. Historicamente, estudos sobre a privação de......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -