FALE CONOSCO 049 98402 6626
Postado em 11 de Março às 16h17

AVALIAÇÃO CLÍNICA PRÉ PARTICIPATIVA

Saúde (7)Corrida (14)
  • Vidas Corridas -

Fala Corredor! Se liga no texto e pega a DICA!

A palavra “lesão” na vida do corredor é algo muito temido e infelizmente muito frequente. Não existe atleta que em toda sua carreira, não tenha passado por inúmeras delas.

Por outro lado, a maioria das lesões típicas dos corredores são perfeitamente administráveis, tratáveis e de certa forma podem ser prevenidas. Assim, o ato de correr promove muito mais benefícios à saúde que riscos.

Diante disso, assim como periodicamente a gente leva nosso carro para manutenções preventivas, mesmo sem haver nenhum tipo de defeito, sugiro fortemente uma avaliação clínica e ortopédica pré participativa.

Ali, podemos identificar as condições particulares de cada corredor com exame clínico, história, um bom exame físico e eventualmente um exame complementar (quando necessário). Reforço o fato de que a consulta clínica é MUITO MAIS IMPORTANTE que os exames de imagem. Sendo assim, mesmo que não estejas sentindo nada, vá de vez em quando fazer um check up clínico e ortopédico com seu médico.

É importante ressaltar ainda que na medicina do esporte, a multidisciplinaridade é regra. Enquanto médico, mantenho contato e troca de informações com o treinador, fisioterapeuta, nutricionista e até o psicólogo, afinal lidar com lesões quando se está preparando para a prova dos sonhos às vezes é tão desafiador quanto a prova em si.

Em posts futuros, vou abordar como lidamos com as lesões mais comuns na prática clínica. Então bora correr e vamos que vamos!

  • Vidas Corridas -

MÉDICO ORTOPEDISTA E TRIATLETA

- Médico ortopedista e traumatologista com pós graduação em medicina do exercício e do esporte.
- Triatleta amador.
- Coordenador da residência médica de ortop do regional.
- Professor da graduação de medicina da Unisul
- Sócio proprietário do Centro Winner.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

CUSTO-BENEFÍCIO + PERFORMANCE: Chaser 2 da 361º é eleito o melhor!18/01/19 Modelo conta com tecnologia de responsividade e dispersão de impacto QU!KFOAM e QDP System para melhor performance e conforto! Uma evolução do modelo Chaser , o 361° Chaser 2 foi considerado o melhor custo-benefício da categoria tênis de corrida de rua / performance pela Revista Go Outside, em seu Guia de Equipamentos 2018 que chega esta semana às bancas.......
PAPO DE PROFISSA: A importância do treino em casa!25/03TREINO DE FORÇA Quando falamos em treino de força, rapidamente já se pensa que seria necessário levantar muitos quilos de pesos na sala de musculação, concordam!? Diria que, em algumas fases do treinamento de força, realmente......

Voltar para Blog