Fale Conosco+55 (49) 99804-4550
Postado em 19 de Janeiro de 2019 às 09h22

A importância dos longões nos treinos

Corrida (25)
  • Vidas Corridas -

Tem aqueles que amam os fins de semana por conta dos longões, mas tem, também, os que não podem nem pensar em fazer esses treinos de maior rodagem. Fato é que as corridas longas e contínuas são de extrema importância para quem se dedica à provas com maiores distâncias, como a meia-maratona e a maratona.

No caso específico dos 42 km, além das adaptações fisiológicas, que são importantes, as adaptações psicológicas surgem como um fator determinante para um resultado positivo na prova.

Afinal, você consegue conhecer e testar seus limites nos treinos e, consequentemente, ganhar confiança e uma experiência que permitirá ter mais segurança e bagagem para concluir a prova com qualidade.

Como incluí-los na rotina de treinos?
Os longões basicamente devem ter volume. Por isso, ele precisa ser um percurso maior que 12 km. Mas isso não significa que ele não deve ter paradas. Você pode fazer pequenas pausas para hidratação, alimentação e ajustes no treino, o que fará com que você corra melhor.

Eles devem ser incluídos de forma progressiva em seus treinos. Para isso, avalie o seu volume semanal de corrida e a quantidade de provas e de experiência que você já tem na distância. Assim, é possível escolher e determinar melhor a sua programação.

E mantenha-se motivado. Por mais que esse tipo de treino seja mais monótono, não perca a força de vontade, uma vez que o longão fará uma brutal diferença no seu desempenho em provas longas. Para manter o ritmo você pode, inclusive, usar estratégias como correr em boa companhia de amigos, ouvir músicas (por isso separe uma boa playlist no celular), fazer paradas estratégicas para hidratação e alimentação e correr em locais variados.

(Fonte: Antonio Caputo da Costa, coordenador da Academia Proforma e da Speed Assessoria Esportiva – Rio de Janeiro)

Fonte da Notícia: O2Corre

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

PAPO DE PROFISSA: Como evitar lesões? 18/05Todo corredor vai em algum momento apresentar uma ou mais lesões Frequentemente recebo no consultório corredores que seguem a cartilha corretamente de treinamento porém aparece aquela dor indesejada ou aquela lesão justamente pré competição. Muitos me perguntam: como não ter mais isso? De fato, estatisticamente falando, todo corredor vai em algum momento de sua carreira, apresentar uma ou mais lesões. Faz parte do......
PAPO DE PROFISSA: Torne sua corrida mais eficiente seguindo essa dica!04/09Educativos de Corrida - Aprendizagem e Performance motora Boa parte de nosso dia é gasta desempenhando atividades que exigem um controle motor, desde levantar-se da cama, segurar um copo, caminhar, correr, saltar, arremessar. Estes são gestos motores que vamos aprendendo no decorrer da vida, muitos......
PAPO DE PROFISSA: Você sabe como aumentar a intensidade de seus agachamentos?14/09Agachamento combinado com salto - Uma estratégia de força para corredores! Já sabemos que o agachamento é o exercício mais utilizado para treinos de força devido à sua alta capacidade de recrutar mais fibras musculares. O que muita gente ainda desconhece é que podemos aumentar a intensidade......

Voltar para Blog

  • Vidas Corridas -